PROATIVIDADE, É O SONHO DE QUALQUER CHEFE COMPETENTE

O que há com os profissionais que não são proativos? Será que não gostam do que fazem? São infelizes? Ou pensam que o trabalho é uma obrigação para pagar as contas no final do mês?
Proatividade significa muita agilidade em apresentar soluções diante de problemas e isso se traduz num comportamento não reativo na busca da definição do problema e da melhor alternativa. Proatividade significa agir rápido com inteligência; identificar a origem do problema e como se diz popularmente: “cortar o mal pela raiz.”

Proatividade é antecipar-se. É fazer a manutenção do equipamento antes que “ele reclame”. Levar cópias de documentos numa apresentação. Ligar para um cliente explicando um atraso muito antes do prazo da entrega; aliás, nunca deixar o cliente ir atrás. Dar satisfação antecipada sobre alterações, prazos, ausências, faltas, etc. Pensar em tudo o que o chefe pode precisar antes mesmo que ele saiba o que vai fazer, ou seja, ser precavido em relação às coisas, ações e situações à sua volta.
Proatividade refere-se à tomada de decisões com discernimento, ágil, antenada, esperta, inteligente, atenta, cuidadosa, criteriosa… É pouco?
Proatividade é ação e não reação. É antever, falar, sinalizar, orientar, lembrar. Nunca pensar e sim, fazer. Ela caminha longe daquela frase famosa e irritante: “Eu pensei…”. Não queremos que você pense, faça.
Proatividade é liderar, administrar o conflito, motivar, ter energia, realizar, pacificar, sugerir, resolver, opinar, falar, ter elementos, dados, ferramentas, pesquisas, planilhas que fundamentem argumentos. Telefones, datas, números, valores, porcentagens, endereços na mão; nunca em casa, na pasta, no caderno distante ou no computador.
Proatividade é correr atrás espontaneamente. Ser ligado, veloz e disponível.
Proatividade é o sonho de qualquer chefe competente e – que pena… está tão em falta nas pessoas.
Leia também: Não adianta investir em ações de marketing se a sua equipe não está preparada para atender a demanda.

Um comentário sobre “PROATIVIDADE, É O SONHO DE QUALQUER CHEFE COMPETENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *