Equipes bem sucedidas prestam atenção na sua forma de trabalhar e exercem um esforço coordenado para melhorar a eficácia organizacional.
Para que o trabalho em equipe aconteça é necessário que os integrantes da equipe tenham ética, garantindo um comportamento de respeito e solidariedade. A cooperação é outro quesito importante. Cada membro da equipe tem habilidades diferentes e a soma dessas habilidades aumenta a competitividade da equipe.
Cada membro da equipe deve buscar no outro o potencial, maximizando suas habilidades e compreendendo suas atitudes.
Gerenciar equipes de alto desempenho significa gerenciar talentos, conhecimento e a motivação dos membros da equipe. Equipes de alto desempenho têm características como: persistência na obtenção dos seus objetivos; criatividade na ultrapassagem dos obstáculos; e compromisso com a qualidade.
Para terem maior desempenho, as equipes precisam identificar os fatores críticos para o seu sucesso. A delegação é conhecida através da distribuição de tarefas, dando liberdade para tomarem decisões. O Empowerment consiste em dar maior responsabilidade a um membro da equipe ou a uma equipe.
Trabalhando com um time integrado, a empresa consegue otimizar o clima organizacional. Algumas dicas podem ajudar a desenvolver um clima de relações humanas compatíveis com os novos modelos de gestão:
- Tratar seus colaboradores como pessoas de valor, apresentando desafios que os motivem a continuar, seguir em frente;
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Eliminar o desperdício;
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Dar ao colaborador a liberdade de oferecer sugestões, cooperar e compartilhar o conhecimento sobre como melhorar os processos.
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Criar uma cultura que faça as pessoas sentirem-se parte de uma equipe.
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Treinamento técnico e comportamental constante.
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Manifestar o reconhecimento.
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Profa. Daniela de Oliveira
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Excelente texto sobre como ter sucesso com uma equipe, o que é um grande desafio nos dias de hoje, onde a competição acaba falando mais alto entre os colaboradores, porém em grandes organizações que possuem um planejamento específico para este assunto têm dado cada vez mais atenção a gestão de pessoas, ou seja maior atenção ao comportamento e ambiente organizacional. Acredito que com estes conceitos apresentados acima no texto, o espírito de cooperação é estimulado entre as equipes proporcionando belos resultados para empresa.