Consultoria Internacional – Angola

Após uma semana em Luanda – Angola, na África, estou de volta ao meu Brasil. Posso dizer que apesar de pouco tempo, essa foi uma experiência incrível e muito rica de conhecimento. Fiz algumas amizades, e tenho certeza que algumas durarão para sempre.

Angola é um país que também foi colonizado por portugueses. Há uma beleza natural surpreendente, no qual quero descobrir nas próximas vezes que voltar a este país. Angola está se refazendo, em pleno desenvolvimento. Há muita gente sofrida, mas ao mesmo tempo alegre e educada. Povo muito gentil.. há tempos ninguém abria a porta do carro pra mim. O olho no olho e a cortesia está presente em todo habitante de lá.
A moeda é o Kwanza, mas também usa-se o dólar americano. Cultura, música, artesanato e comidas das mais variadas, desde os pratos típicos de Angola, passando por mariscos, aos pratos típicos portugueses, franceses, influenciam a gastronomia deste país. Os ritmos mais conhecidos são o semba e o kuduro. A nossa música, cultura e costumes estão muitos presentes por lá também.
Os vôos são quase diários do Rio e de São Paulo para Luanda. Há muitos brasileiros por lá e muitos angolanos por aqui. Uma surpresa: Angola é um dos países mais caros do mundo. Não há fábricas. Tudo é importado. As taxas de impostos, os preços e o custo de vida é muito caro!
Em meu trabalho não tive dificuldade. O treinamento para uma equipe multidisciplinar de saúde foi muito proveitoso. Uma particularidade: Eles discutem mais, se expõe mais, tratando de seus problemas internos com mais clareza, honestidade e respeito.
Agradeço a Dra. Paula e a todos da equipe CONSAÚDE pela oportunidade.

17/09/2014


 
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *